Para fabricar o queijo de 1.200 quilo foram usados 12 mil litros de leite e 120 quilos de sal, além de outros ingredientes
Minas Gerais pode entrar, neste fim de semana, para o livro nacional dos recordes por produzir o maior queijo do Brasil. Com aproximadamente 1.200 quilos, foi feito na cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce e será a principal atração da II Festa do Queijo. O evento promete movimentar o município neste sábado.
Para entrar para o recorde nacional da categoria, o queijo minas de Ipanema terá que passar pela fiscalização do auditor Luciano Cadari, do Rank Brasil, que já viajou do estado do Paraná para a pequena cidade mineira. As categorias analisadas pelo Rank serão as medidas e o peso do queijo.
De acordo com a prefeitura da cidade, para a produção do queijo de 1.200 quilos, foram gastos 12 mil litros de leite, 120 quilos de sal, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo. A fabricação do produto ficou por conta da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil).
O queijo gigante foi feito no dia 18 de agosto.“A produção foi em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguiu para o processo de enformagem e, depois, direcionado à câmara fria, onde ficará até o dia do desfile”, explica o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes. Depois de ser mostrado à população, em um desfile pelas ruas da cidade, o queijo será cortado e distribuído gratuitamente.
O município de Ipanema, a 370 quilômetros de Belo Horizonte, tem cerca de 18 mil habitantes. A principal fonte de renda é a produção do leite. A cooperativa leiteira da cidade reúne uma média 1.200 produtores e capta até 180 mil litros de leite por dia. Além de queijos, manteiga, iogurte, requeijão e outro derivados, a região ainda vende parte da produção para o mercado nacional de laticínios.
A fabricação do queijo gigante ficou por conta da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil)
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/08/26/interna_gerais,247276/minas-tenta-recorde-com-maior-queijo-do-brasil.shtml#.TlfxoG2OvnJ.facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário